quinta-feira, 30 de junho de 2011

Federer é eliminado mas outros favoritos se classificam para semifinais de Wimbledon

Dos quatro primeiros cabeças de chave do Torneio de Wimbledon, que disputaram nesta quarta-feira as quartas de final do Grand Slam londrino, apenas o suíço Roger Federer ficou fora da briga pelo título, ao ser eliminado pelo francês Jo-Wilfried Tsonga.
Nas seminais, Tsonga enfrentará o sérvio Novak Djokovic, enquanto o espanhol Rafael Nadal, número um do mundo, disputará sua vaga na decisão contra o queridinho da torcida britânica, o escocês Andy Murray.
Roger Federer, número três do mundo, fez um ótimo começo de partida ao abrir 2 a 0 nas duas primeiras parciais, por 3-6 e 6-7 (3/7). Porém, Tsonga reagiu e virou o placar por 3 a 2, ao levar os três sets seguintes com um triplo 6-4.
Federer nunca tinha perdido um torneio de Grand Slam após ter vencido os dois primeiros sets da partida.
Este é o segundo ano consecutivo em que Federer, hexacampeão de Wimbledon, cai nas quartas de final na grama londrina. Em 2010, seu carrasco tinha sido o tcheco Tomas Berdych, que perdera na decisão para o espanhol Rafael Nadal.
Com esta vitória, Tsonga, de 26 anos, jogará sua primeira semifinal na grama de Wimbledon, sua terceira num Grand Slam. Em 2008, o francês tinha sido a revelação do Aberto da Austrália, no qual perdeu apenas na decisão contra Novak Djokovic.
O sérvio será justamente o adversário do Tsonga na semifinal, após ter vencido seu duelo contra o australiano Bernard Tomic, nesta quarta-feira por 6-2, 3-6, 6-3 e 7-5.
Tomic, de apenas 18 anos, foi a grande revelação do torneio. Ele conhecia muito bem o o seu adversário do dia, por ser o sparring partner de "Nole" no circuito.
Já espanhol Rafael Nadal, que defende seu título em Wimbledon, precisou de quatro sets para derrotar o americano Mardy Fish (N.10) em quatro sets, por 6-3, 6-3, 5-7 e 6-4. Nas semi-finais, ele enfrentará o escocês Andy Murray (N.4), que teve menos trabalho que os demais classificados do dia, ao eliminar em três sets o espanhol Feliciano López por 6-3, 6-4 e 6-4.

Fonte: Agencia France Press